Quando visita os outros, mineiro é assim né? Chega calado, senta no canto mais escondido, baixa ligeiramente a cabeça, olha pro chão e fica ali, de tocaia, esperando alguém se dirigir a ele. Quando isso acontece, geralmente ele levanta a cabeça, olha pra pessoa que lhe fala com aqueles olhos de pobre coitado e diz: "Uai, num sei não sô... Pergunta pru fulano que ele ti conta...".
Se, por outro lado, durante a conversação dos demais presentes, sair o assunto PÃO DE QUEIJO, ou qualquer outra coisa tipicamente caipira e mineira, ele na hora levanta as orelhas e espera o momento certo pra entrar na conversa e defender com unhas, dentes, braços e tudo o mais que encontrar à sua disposição, a sua doce cultura mineira.
Bom, falaram de pão de queijo e deu no que deu:
É, ajunta um bando de brasileiro numa cozinha, com ingredientes para um pão de queijo e dá nisso... Obviamente, eu, o único mineiro legítimo presente no meio, tive que ligar para minha mãe para pegar a receita dela... Sabe por que? Porque queriam pegar receita da internet!!! Que absurdo! Ninguém faz pão de queijo de internet comigo presente no mesmo recinto! Pois pus a mão na massa (literalmente) e fiz eu mesmo.
O resultado?
1 - a mão na massa para sovar, e o óleo na mão para enrolar (com a estimada ajuda do Murilo, direto de Belém do Pará!) (repare na nossa bacia para sovar! O que?! Não achou? Poisé, por isso usamos a mesa haaha):
2 - Direto pro forno, 30 minutos para assar! (repare no nosso 'tabuleiro' :P)
3 - E a primeira leva sai do forno! Sei lá, não parece muito com os da minha mãe não...
4 - As vítimas - ops - os meus amigos experimentam o 'delicioso' pão de queijo mineiro...
5 - E então, discutem a qualidade final do produto... O resultado do júri? "Muito bom, John." em voz alta e "Faltou sal..." em pensamento.
6 - Bom, a gente pôs mais sal, e aí começou a ficar melhor! E quando mais eu praticava, melhor a aparência final deles :D
7 - E uma foto do galerão do pão de queijo. Tudo brasileiro que resolveu virar italiano por uns meses de vida. E, por assim ser....
8 - ... Não podia faltar a massa. Afinal, a gente já quase não come massa por aqui né Renata?
Então, pessoas, esse é um brevíssimo resumo do dia do pão de queijo. Se acostumem com o resumíssimo, porque se eu parar para descrever detalhes demais, eu não vivo o tanto que devia o meu tempo italiano.
Ah sim, um dado importante: o dia do pão de queijo é o segundo de culinária brasileira na Europa. Domingo passado foi o dia da feijoada, quando muitas pessoas (mais de 15) se reuniram para degustar da típica feijoada brasileira (inclusive duas italianas - que perguntaram "O arroz põe junto com a feijoada?" e um francês). Foi muito bom comer arroz com feijão. E melhor ainda comer uma feijoada! :D
Só mais uma última coisa: FALTOU CAFÉ PARA TOMAR ENQUANTO DEGUSTÁVAMOS O PÃO DE QUEIJO beijos